13 de abr. de 2011

Qualidade de atendimento: reflexão clara para algo não tão complicado assim!


Por Maria Luiza Salvadori de Carvalho Wolk

O contato entre empresa e cliente sempre despertou o interesse dos mais responsáveis e capazes gestores. Para isso 1990 foi uma data marco quando se fala em atendimento ao cliente: a implantação legal do Código de Defesa do Consumidor. Ele sim foi responsável pelas mudanças nesse tipo de relacionamento.

É unanimidade reconhecer que o fator humano é o que determina o sucesso ou fracasso nas relações entre empresa e consumidor. Literatura específica, artigos e reportagem não se cansam em discutir a questão. Especialistas encontram causas, apontam soluções; entretanto a verdade é que a frustração de clientes mal atendidos ainda é flagrante. Onde está, portanto, a falha numa relação que, originalmente, beneficiaria ambas as partes? 

Sem bom atendimento não há sobrevivência das empresas, ora criar condições de desenvolver habilidades necessárias para isso é dever de quem quer ser bem sucedido.

Vive-se uma época notadamente diferente do passado em que muitos clientes deveriam tolerar as más qualidades dos serviços prestados pela falta de concorrência.

Hoje o mercado consumidor exige muito mais que qualidade dos serviços e produtos. Busca um atendimento realmente de excelência. Quem não fizer, outros farão! E muito rápido.

Assim ser profissional e altamente competente já é uma questão de sobrevivência. Conquistar uma clientela sólida é um árduo e lento desafio, porém perdê-la em virtude de um atendimento relapso e negligente causa, com certeza, um estrago sem precedentes. Ainda mais que o cliente real interage com diversas mídias e a propagação negativa circula num breve clique.

Ainda que a mudança das décadas tenha sido favorável, persiste ainda o mau atendimento.
O crescimento das vendas, o aumento da demanda, o pouco investimento no setor e o baixo nível de profissionalização do atendente são fatores que somados tornam-se um verdadeiro “coquetel molotov” para bombardear qualquer empresa.

Investimento no fator humano é prioritário para atingir a excelência. É para o cliente que a empresa existe e é dele que vem a sua sobrevivência.

Conhecer o cliente, o nível de satisfação do atendimento, treinamento contínuo, criação de metas e acompanhamento de resultados são meios para desenvolver a excelência.

Especialistas afirmam que “o cliente compra, em primeiro lugar, quem primeiro atender”.

Essa premissa sempre foi propagada aqui na Z 10 Negócios Imobiliários para que cada necessidade e anseio do cliente sejam motivos reais para o nosso crescimento, desenvolvimento, ampliação dos nossos negócios e razão de nossos projetos de vida.


http://www.z10imoveis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário